segunda-feira, 16 de julho de 2007

coincidência?!


Acho que vai entender o que quero dizer...
Depois de muito buscar um sentido pra vida, descobri que buscar é errado, um dia lí... "gasta-se muito tempo buscando sentido pra vida, quando na verdade, o sentido dela está no viver..." VIVER, o "vivenciar" a relação única, momentânea, experimental, dos filósofos...
Tá... aí depois de muito pensar sobre o que seria a "tal vivência" deparo-me com um poeta que diz: "Tenho pensamentos que se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."
Pois é, senhor Fernando Pessoa... será que você já sabia que ia matar mais uma das minhas charadas? rsrsrs
E é, porque não, o sentido que mais faz sentido à vida o "SEMEAR"? Pessoa é um cara, que tenho certeza: não se conformava com o mundo... não conseguiu de forma alguma mudá-lo também... mas planta em cada um que porventura vem a ler suas escritas, uma semente, que faz pensá-lo realmente para que veio ao mundo.
Força na peruca, Fernandão! rsrsrsrs

3 comentários:

Dorian Gray disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dorian Gray disse...

Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa


-------/------/------/-----/-----


"Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E um dia hei de ser pó, cinza, nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar..."

Florbela Espanca


Certa ambigüidade entre os portugueses, sem desmerecê-los, leva-me a refeletir em Sartre e suas análises sobre a natureza humana.
Não há um sentido para vida, pois não há uma essência humana intrínseca de modo intemporal e universal. Afirmar isso seria um determinismo. A afirmação “A existência precede a essência” de Sartre tão bem nos explica isso. A existência humana vai se construindo, concebendo-se sentido e o “vivenciar” é essa construção. Nós escolhemos o que vamos ser neste mundo, sem predeterminações.
O “Semear” e os pensamentos que acrescentariam nova luminosidade às estrelas, é a vivência ativa. É ser autônomo na projeto de construção da existência e essência de cada ser e consequentemente, de todos.

Unknown disse...

Ele sempre se refere ao mundo né?
gui interessantissimo o seu blog,passarei e cantarolei por aqui mais vezes...
posta garoto! se expressa mesmo!
E ahhh ctrl+w 70,70 nas fotos!
uhauhauhauh!

um bj.